10 outubro 2012

A exposição é resultado do projeto Olhares em Foco, do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças e da organização social parceira Frente de Assistência à Criança Carente - FACC , e acontecerá no dia 11/10, no Ministério Público do Ceará


Quinta-feira, dia 11 de outubro, de 8h30 às 12h, será realizada no Ministério Público do Ceará – Rua Assunção, 1300, bairro José Bonifácio -, a Exposição Fotográfica “Lagamar, Minha Vida, Meu Lugar”. A atração é resultado do projeto Olhares em Foco, uma iniciativa do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças junto à organização social parceira Frente de Assistência à Criança Carente - FACC.

O Lagamar é uma comunidade reconhecida pela violência e problemas sociais graves. Os jovens dizem não a esse modelo de comunidade e apostam na arte para possibilitar reflexões e transformações sociais. Pensando nisso, a exposição será composta por 50 fotografias que demonstram a sensibilidade e o olhar crítico de 30 jovens, entre 12 e 21 anos. O trabalho é uma visão deles sobre as belezas de uma comunidade com estereótipo de violenta. Durante todo o processo foram produzidas, aproximadamente, 2.000 fotografias.

O Olhares em Foco é um projeto criado para democratizar a informação por meio da fotografia, utilizando-a como instrumento de arte, reflexão, informação e capacitação. Durante as aulas, os adolescentes são provocados a refletir sobre sua experiência de vida a partir do contexto sociocultural em que vivem, permitindo o desenvolvimento de seu potencial transformador, além de fortalecer sua identidade coletiva e pessoal.

Dessa forma, crianças e jovens em situação de risco e exclusão social experimentam um processo no qual são protagonistas de ações sociais e retratam através das imagens fotográficas suas preocupações e realidades. Até o momento, foram realizadas 14 edições do projeto, e a exposição mais recente foi realizada em Belo Horizonte/MG. Cerca de 270 crianças e jovens brasileiros já passaram pelo Olhares em Foco.


0 comentários:

Postar um comentário