23 outubro 2012

ChildFund Brasil promove seminários em seis municípios do Vale do Curu/CE para apresentar o Planejamento Estratégico de Área - PEA



Evento é aberto ao público e tem o objetivo de apresentar e solucionar três problemas detectados na região: violência urbana, exploração sexual de jovens e uso de drogas por crianças e adolescentes




O ChildFund Brasil – Fundo para Criança realiza nas cidades de Itapipoca, Paracuru, Trairi, São Gonçalo, Sobral e São Luiz do Curu, no Vale do Curu/CE, seis seminários do Planejamento Estratégico de Área – PEA entre os dias 22 e 26 de outubro.  O objetivo das reuniões é validar um planejamento que foi construído com a ajuda de várias crianças e adultos das cidades para solucionar três problemas detectados: uso de drogas por adolescentes e jovens, exploração sexual de crianças e adolescentes e violência urbana.

O PEA é um processo de mobilização e engajamento onde crianças e adultos de um determinado local são consultados sobre os problemas que enfrentam. Com os dados coletados, o ChildFund Brasil poderá entender a realidade da comunidade que eles vivem para, assim, traçar planos e projetos e tentar solucionar os problemas levantados no local.

O processo de implantação do PEA tem o período para legitimação de três anos, passando por um ciclo de preparação (capacitar gestores das ONGs parceiras, governantes, empresários etc para o projeto que será desenvolvido), consultas com as comunidades (detectar causas do problema), sintetização e validação do problema, planejamento de programas e, por fim, a execução das ações.

Os seminários são abertos para empresários, governantes, líderes religiosos ou qualquer outra pessoa que queira contribuir para o fim da pobreza infantil. Mais informações pelo telefone (85)3224-1718.

Sobral
O primeiro a sediar o PEA foi o município de Sobral, que realizou o seminário “Enfrentamento à Pobreza Infantil do Vale do Curu: Uma Articulação em Rede”, ontem (22/10), na organização social parceira Sociedade de Apoio à Família Sobralense - SAFS, das 8h às 12h, na Rua Francisquinha, 55, bairro Dom José, no Vale do Curu/CE.

Durante o seminário, foi constituído uma carta de compromisso entre o ChildFund Brasil e as organizações sociais parceiras SAFS, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Conselho Municipal de Saúde, líderes religiosos católicos e umbandistas e ONGs para o enfrentamento da Pobreza Infantil em Sobral. Além disso, ideias de projetos sociais para acabar com o alto índice de uso de drogas por adolescentes e exploração sexual de crianças foram apresentadas no evento. Para finalizar, foi firmada uma parceria fechada entre o SAFS e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec para capacitar 500 profissionais da região nos próximos três anos.

Acompanhe os seminários do PEA:

23/10
Município: Itapipoca:
Local: Sociedade de Promoção e Apoio a família de Itapipoca – Rua Joaquim Barroso Braga, 2560 – bairro Violete – Itapipoca/CE
Horário: 8h às 12h.

24/10
Município: São Gonçalo e São Luiz do Curu
Local: Comunidade Educacional Padre Anchieta – Av. Governador César Cals, 141 – Centro – Trairi/CE
Horário: 14h às 18h

24/10
Município: São Luiz do Curu
Local: Comunidade Educacional Padre Anchieta – Av. Governador César Cals, 141 – Centro – Trairi/CE
Horário: 8h às 12h

25/10
Município: Trairi
Local: Associação Comunitária Cultural, Educacional e Agrícola do Vale do Curu - Rua Hugo Rocha, 33 – Centro – São Luiz do Curu/CE
Horário: 8h às 12h

25/10
Município: Paracuru
Local: Associação Beneficente Infantil do Paracuru-Abip – Av. Antônio Sales, 1.220 – Maleitas– Paracatu/CE
Horário: 14h às 18h

0 comentários:

Postar um comentário