14 março 2013

Olhares em Foco promove intercâmbio entre alunos do projeto e estudantes dos EUA


O projeto Olhares em Foco, iniciativa do ChildFund Brasil - Fundo para Crianças, tem dado à muitas crianças e adolescentes a oportunidade de refletir sobre sua realidade através da fotografia. Diversas ações são realizadas a fim de de estimularem esse jovens participantes do projeto. 

Nesse sentido, no mês de janeiro, a Ascomed (Associação Comunitária do Município de Medina), organização social parceira do ChildFund Brasil, realizou um intercâmbio entre os estudantes da Universidade de SOKA, na Califórnia, e os alunos do projeto Olhares em Foco.

Os jovens participaram de oficinas e foram estimulados a refletir a produzir fotográfico sobre os seguintes temas: eu, outro, belo e memórias. O resultado foi uma experiência única, que trouxe uma série de sensações e sentimentos que todos os envolvidos jamais apagarão de suas memória. Além, é claro, de despertar no jovem a consciência de seu papel de agente transformador do meio em que vive.

Veja abaixo um pouquinho do resultado dessa experiência:


A foto da Aubree, da Universidade de SOKA, tem como tema o Outro e a Comunidade.

"Na vida passamos por situações muito difíceis e através da imagem, é possível fazer essa relação da planta com a vida, onde vencemos situações diversas e as superamos assim como a planta que vence limites para se manter vida", conta ela.


A foto do Cenilton, que participa do projeto junto a Ascomed, tem como tema o auto-retrato e o belo.

"Sou muito alegre e gosto de brincar e fazer as pessoas sorrirem. A paisagem no fundo representa a beleza da natureza e os obstáculos que ultrapassamos e vencemos. E os amigos representam a beleza de uma grande amizade", ao contar sobre como o seu auto-retrato retratava o tema "belo".


A fotografia da Chirley tem como tema o outro e traz um questionamento sobre a pobreza na região do Vale do Jequitinhonha.

Curtiram, pessoal?!

1 comentários:

Alessandra Cecilio disse...

Muito bom! Parabéns ASCOMED, espero voltar aí em breve! Um abraço da madrinha Alessandra

Postar um comentário