13 setembro 2013

Biblioteca Chiquinho de Domingos (CE) recebe prêmio por iniciativa



Pela iniciativa de facilitar o acesso à leitura e ao mesmo tempo formar leitores críticos e atuantes nos espaços sociais, a organização social parceira do ChildFund Brasil COBEC, localizada no distrito de Lavras da Mangabeira (CE), ganhou o Prêmio Baú do Livro. 

Este prêmio foi possível através da Biblioteca Chiquinho de Domingos, lançada em 2007 e advinda da dificuldade de acesso a bibliotecas ou quaisquer outros espaços de leitura no distrito Quitaiús, principalmente nas comunidades rurais. 

Entre as diversas atividades desenvolvidas na biblioteca, destacam-se: 

  • O Tapete da Leitura com rodas de leituras e de diálogos; 
  • Pequenos fóruns de discussões; 
  • Palestras; 
  • Contação de histórias; 
  • Construção de portfólios de leituras e interpretação de textos; 
  • Caligrafia, concursos de versos, poemas, redação, cartas, paródias, poesias, cordel, desenhos, etc. 


Além disso, há também empréstimos de livros, oficinas de artes e habilidades manuais, música, dança, brinquedos e brincadeiras que acontecem paralelo à leitura e escrita. Algumas dessas atividades são descentralizadas para as 16 comunidades de atuação do COBEC de forma itinerante. 

As ações da Biblioteca Comunitária Chiquinho de Domingos atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos, no qual os mais velhos contribuem com as experiências de vida. 

O Prêmio Baú do Livro é o quarto Prêmio que a Biblioteca Comunitária Chiquinho de Domingos/COBEC recebe, três dos quais foram conferidos pela SECULT – Secretaria de Cultura do Estado Ceará e um pelo Itaú em 2011, todos voltados para iniciativas de incentivo a leitura e escrita. O início de tudo se deu a partir de campanhas de doação de livros e revistas na comunidade, com amigos, COGEHER e Pastoral da Criança – Diocese de Crato/CE.

0 comentários:

Postar um comentário