16 outubro 2014

Em comemoração ao mês das crianças, jovens revelam sutilezas do seu dia a dia na exposição fotográfica no Shopping Cidade

O mês das crianças está sendo comemorado este ano em Belo Horizonte, no Shopping Cidade de forma cultural e envolvente. 

ChildFund Brasil, que há 48 anos atua no país com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social abriu no dia 17 de outubro, a exposição “#Sem Filtro”, resultado da coleção do projeto Olhares em Foco.
Com entrada franca, a  mostra poderá ser vista até o dia 7 de novembro, no Mall central do piso Tupis do Shopping Cidade, no Centro de Belo Horizonte. 

A exposição “#SemFiltro” apresenta uma coletânea com cerca de 27 fotografias clicadas com o olhar de adolescentes e jovens com idade entre 12 e 18 anos, de sete áreas da região metropolitana de Belo Horizonte. São imagens com iluminação e cores naturais, sem edição, sem o uso de filtros artificiais. E mais que isso, em sua concepção retrata o olhar que registra o que é simples, mas extremamente valioso. Além disso, o mall central contará com decoração que levará o visitante a refletir sobre a realidade das comunidades e um quiosque de Apadrinhamento do ChildFund Brasil.

A proposta do projeto Olhares em Foco é promover uma reflexão referente aos espaços de convivência e relações sociais destes jovens sob três aspectos: autobiografia, família e comunidade. Além de adquirirem conhecimentos sobre técnicas e recursos fotográficos, os jovens têm a oportunidade de mostrar, por meio da exposição, a expressão das experiências individuais e coletivas, ou seja, a fotografia se torna um instrumento que possibilita que os participantes se representem, documentando suas opiniões e as ideias aos outros.

De acordo com a Gerente de Marketing do Shopping Cidade, Carolina Vaz, “é importante mostrar para todas as pessoas o olhar genuíno destas crianças. As fotos são envolventes e de uma beleza única. E poder apoiar o apadrinhamento, para que estas crianças ainda tenham mais oportunidades, é um honra para o nosso empreendimento”

Para a Assessora de Programas Sociais do ChildFund Brasil, Karla Corrêa,  poder expor o trabalho de adolescentes e jovens participantes de nossos projetos em um espaço cedido pelo Shopping Cidade é um privilégio. “O mall tem a localização ideal para o alcance de um público diversificado para conhecimento e visitação a exposição. Com isso, os participantes do projeto ocupam novos espaços e ampliam sua comunicação por meio da fotografia. O ChildFund Brasil reconhece adolescentes e jovens como sujeitos de direitos que têm seu potencial e podem atuar como atores principais em ações relativas ao bem comum em vários contextos. Assim, o “Olhares em Foco”, torna-se um forte aliado rumo ao protagonismo juvenil, à medida que dota os participantes de ferramentas visuais, competências sociais e  voz fotográfica. Tais ferramentas oportunizam o desenvolvimento pessoal e a projeção de suas vozes a fim de serem ouvidas. É esse o objetivo do projeto Olhares em Foco”, finaliza.

Se estiver na cidade, não perca a oportunidade de conferir!

www.childfundbrasil.org.br

0 comentários:

Postar um comentário