12 dezembro 2014

Saiba mais sobre a participação do ChildFund Brasil no XXI Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente

Conforme divulgado anteriormente, o ChildFund Brasil participou do XXI Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente em Brasília – evento dedicado a promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos e estabelecer uma agenda regional para o avanço na proteção da infância nas Américas e no Caribe.


Os jovens Maria Antônia, de Crato (CE) e Felipe Alencar, de Caririmirim (PE), representaram o ChildFund Brasil no grupo formado por 70 adolescentes de 17 países das Américas que participaram ativamente do II Fórum da Criança e do Adolescente, que faz parte do Congresso. O fórum é considerado um espaço em que os adolescentes atuam de forma direta, contribuindo com suas recomendações. Maria Carolina, adolescente que participou da abertura, discursou:

"A violência contra a criança e o adolescente está em todos os locais. Que os representantes realmente se comprometam reduzindo esta realidade e que os adolescentes possam atuar e participar. Considerando todos a ética e o decoro."

Gabriel, o outro adolescente que falou na abertura, destacou o genocídio vivenciado pelos jovens negros e pobres. Ressaltou ainda a importância de se dar voz a criança e aos adolescentes, para que estes tenham seus direitos efetivados.
Todo o trabalho realizado no Fórum foi acompanhado por José Alves Junior, do departamento de Programas Sociais do ChildFund Brasil.


No dia 10/12, Karla Renata Corrêa, também do departamento de Programas Sociais do ChildFund Brasil, acompanhou os acontecimentos do evento: Sessão Inaugural do Congresso, Plenária Geral, Intercâmbio de Experiência e Grupo de Trabalho formado pelos adolescentes. Além disso, Karla e José Alves participaram de uma reunião com representantes do Movimento Mundial pela Infância na América Latina e Caribe (MMILAC), juntamente com a responsável pela proteção a criança e ao adolescente do ChildFund International, Carmem Madrinan. A pauta da reunião priorizou o sistema de garantia de direitos post 2015, ou seja, os novos objetivos de desenvolvimento do milênio (em processo de construção). Isso inclui o envolvimento da sociedade civil e governos, recursos necessários, incidência e posicionamento no que se refere à proteção da infância e principalmente no que diz respeito à violência.




Se você quiser saber mais sobre o Congresso e seus objetivos, visite o link a seguir: http://xxicongresopanamericano.org/pt/xxicongreso/


0 comentários:

Postar um comentário