30 março 2015

Organização social parceira do ChildFund Brasil promove reflexão através da música

O Projeto Frente Beneficente para Criança, organização social parceira do ChildFund Brasil em Fortaleza, utiliza a música como ferramenta para promover reflexão em 20 crianças, adolescentes e jovens de 8 a 18 anos, através da oficina “Juventude em Movimento”.



A oficina acontece no final de todo mês e constitui em uma harmonia entre as oficinas de Violão e a Metodologia MJPOP (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas). Nela, assuntos político-sociais são discutidos através de músicas escolhidas pelas próprias crianças e jovens.

Este mês, com todas as manifestações que aconteceram no país, a oficina trabalhou com a música “Que País é Esse?” discutindo a situação política do Brasil e a opinião dos jovens frente a este assunto.





SAIBA MAIS SOBRE A METODOLOGIA MJPOP

A metodologia MJPOP, elaborada e reeditada pela Visão Mundial ao longo de 4 anos, é uma aposta na capacidade que indivíduos e comunidades tem de mudar a sua realidade de exclusão, falta de acesso a serviços públicos de qualidade e falta de participação nas decisões políticas que afetam a vida de milhares de pessoas em cada município.

Construída a princípio para avaliar a qualidade da prestação de serviços públicos, a metodologia se tornou uma ferramenta de mobilização comunitária, com o fim de identificar e analisar os problemas que afetam as comunidades, avaliar os serviços fornecidos a esta (ex: Posto de Saúde, escola local, coleta de lixo, saneamento básico, etc), e promover um amplo debate entre comunidade, organizações da sociedade civil e poder público sobre as possíveis soluções, não apenas relativas aos problemas encontrados, mas também às estruturas que os mantém, tais como as políticas públicas municipais e o recurso destinado a elas. A metodologia MJPOP é um instrumento através do qual todos podem participar em prol do bem estar coletivo.


0 comentários:

Postar um comentário